Teste de inglês: O bicho-papão de toda Au Pair aspirante.

19 Oct

Image

Hello guys!

À pedidos da nossa querida amiga, companheira camarada e futura Au Pair Larissa¹, vim explicar para vocês como foi o meu teste de inglês, quais são os critérios e como funciona. SIM! eu também fiquei nervosa, haha. Super normal ;)
(Talvez fique um tiquinho grande, just saying.)

– Primeira coisa a dizer sobre isso: Gente, é tranquilo. Já vi muitas meninas se descabelarem antes da hora e assim que fazem este teste, pensam: Meu, easy. É muito difícil a pessoa ir fazer este teste e não passar porque o objetivo mesmo deste programa é você aprender a língua, não é mesmo?! Óbvio que você não vai chegar lá para fazer este teste sem saber nem mesmo como dizer “oi” né, haha.
O que mais importa nesta história não é você tem uma pronúncia corretíssima, palavras chiquetérrimas etc, mas sim se você tem a capacidade de entender e de se expressar. Porque imagina só:  A HostMom te dá as instruções sobre sua Kid (seja alimentação, qualquer coisa) e você não entende. Ou precisa falar alguma coisa com o HostDad e você não consegue se expressar.
Então, o que importa mesmo neste teste é sua capacidade de entender e se expressar, mesmo sabendo pouco :)

  • Como a bagaça funciona:  Assim que você faz a inscrição para o intercâmbio, você precisa agendar este teste com uma supervisora ou representante de sua agência. O teste é simples e não reprova ninguém, é somente para saber em que nível você está para deixar claro para a família, para saber se você está apta para saber se expressar quando chegar lá e tudo mais. Porque eu coloquei o ‘não reprova’ entre áspas: Claro que existe um mínimo né, mas se você o básico de inglês já é suficiente. Eles dividem o inglês em níveis, do 4 ao 7 (sendo o nível 4= Básico Avançado e o 7= Intermediário Avançadose não me engano) e te falam o nivel assim que termina o teste.
    Há casos sim que a supervisora/representante diz que você precisa estudar e treinar mais um pouco mas, não se preocupe porque você pode fazer este teste quantas vezes precisar. Se isso aconteceu com você, dê uma treinadinha e já ta tudo beleza! ;)
  • Como foi a minha bagaça: Eu fiz 2 testes até agora, um presencial e outro por skype (depois explico o porquê). O presencial eu fiz em uma escola de inglês perto de casa que representava a minha agência, com uma professora da própria escola (também representante da agência). Ela fez uma parte (pequena) da minha entrevista em português, que foram na verdade só perguntas pessoais, etc. Depois já partiu para o inglês.
    Na parte de inglês, ela tinha perguntas de 1 a 30, e ela me fez escolher 5 random números para ela me perguntar. As perguntas foram mais ou menos como:
    – “Quais são os seus hobbies? Com que você trabalha/o que você estuda?”
    – “Qual a sua experiência com crianças?”
    – “Qual a sua expectativa para o seu ano como Au Pair? O que você espera aprender”
    – “Qual as suas expectativas com a HostFamily e Kids?”
    – “Qual o seu ponto de vista sobre a criação de uma criança?”  (… esta pergunta está no application, by the way!)
        E a última e a mais random de todas:  – “Imagina você cuidando de suas kids e de repente a casa vizinha pega fogo. Como você lidaria com esta situação? Pra quem você ligaria? O que você diria?”Nesta última pergunta, a teacher fez um mini-teatro comigo. Foi hilário! Haha. Eu tinha respondido que minha atitude seria ligar para o 911, então simulamos uma chamada de emergência e ela era a atendente do outro lado da linha. Ela fez exatamente como seria de verdade, me fez descrever o que estava acontecendo, quantas vítimas eram, onde eu me encontrava, se estava sozinha ou não, onde era o local do incêndio e me deu coordenadas de como agir. Tudo no improvisation! :D
    Foi bem legal! Eu, graças a Deus, consegui entender tudo o que ela perguntou, consegui responder tranquilo, dei todas as informações e tudo mais. Assim que terminei o teste, ela me parabenizou e disse que estava no nível 7 e que me saí super bem! Thanks God! :’)

    O meu segundo teste foi por skype com a própria moça que está cuidando do meu application. Eu precisei fazer porque eu tinha feito este teste no final de Julho e eu resolvi segurar meu application um pouco mais até final de Setembro². Assim que estava prestes a entregar meu application, ela pediu um novo teste porque tinha se passado mais de um mês e ela precisava ver se continuava com o mesmo nivel, sei lá o porque disso. Mas esse foi bem mais simples!
    Ela me fez perguntas pessoais também, quais eram meus hobbies e tudo mais. Perguntou como eu lidaria em dias de chuva com as crianças, se gosto de cozinhas e o que cozinharia para as kids (um exemplo básico apenas) e também me fez descrever como eu faria brigadeiro para as crianças. Só!!

Parece um pouco complicado né, mas reforçando: na verdade o que importa é você saber se expressar! ;)
– Segunda coisa a dizer sobre isso: DON’T FREAK OUT! Or try to.
Esta é a arma para uma boa entrevista – manter a calma! Muitas vezes você não consegue se expressar por causa do nervosismo, então a primeira dica que dou é esta: Relax girl!
Alguns dias antes da entrevista eu comecei a ler mais coisas em inglês, a ouvir mais, falar mais e etc para condicionar o meu cérebro a pensar em inglês com mais facilidade. Isso me ajudou bastante!

Então, aí vão algumas dicas³ :

– Assista filmes com as legendas em inglês, aqueles que você sabe de cor e salteado todas as falas.
– Leia, nem que seja textos bobinhos.
– Fale sozinha!! Uma ótima arma. Fale com você mesma durante o dia, e as palavras que não souber: Consulte os universitários! = google, dicionário, amigos..
– Fale com amigos em inglês!
– Assita videos no youtube, seriados ou coisa do tipo.

Enfim… Deixe sua rotina o mais americana possível e você vai ver que, quando menos perceber, seu cérebro vai te obedecer quando você precisar ;)
É isso! Espero de todo o coração que tenha ajudado! E não se esqueça: Relax ;) Vai com a cara e com a coragem! haha :D

Xoxo,

N.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
¹ Nossa amiguinha também tem um blog! Curiosos podem clicar aqui ;)
² Existe uma regra neste programa que poucas Au Pairs sabem: O seu application pode ficar online por no máximo 1 ano. Ou seja, você tem 1 ano para fazer o Match com alguma família. Como eu queria embarcar até no máximo setembro/2014, segurei o meu application para submetê-lo somente no final de Setembro deste ano (2013).
³ Essas dicas são na verdade uma prática que venho exercendo há um bom tempo. É uma boa pra quem curte e quer aprender mais sobre a língua americana e uma excelente forma de se fazer sozinha!

Advertisements

2 Responses to “Teste de inglês: O bicho-papão de toda Au Pair aspirante.”

  1. Lari October 19, 2013 at 1:40 am #

    Obrigada Nathy!!!Amei o post.
    Eu não sei ao certo quando vou fazer o teste. Vou amanha (de novo) na palestra da CC e talvez eu decida lá. Eu já tinha ido no começo do ano mas as regras mudaram, vou la ver e tirar minhas duvidas. To mega ansiosaaaa kkk
    Essa dica que você deu de ficar calma é a melhor, funciona pra tudo! O difícil é conseguir ficar calma.
    Quanto tempo vc estudou inglês?
    Mais uma vez, muuuuito obrigada pelo post (e por divulgar o blog).
    Beijos
    Lari

    • nathalyr October 19, 2013 at 7:31 am #

      Que bom que gostou!! Espero ter te ajudado ;)
      Ahhh ansiedade é o que você mais vai ter daqui pra frente, haha.
      Então, eu sempre aprendi sozinha, pegava dicas com amigos que sabiam e tals. Ano passado eu entrei em uma escola que dava aula particular e fiz 8 meses, parei por motivos pessoais.
      Mas o que mais costumava a fazer era isso: vi vários filmes que já conhecia com legenda em ingles..comecei desde os mais bobinhos assim, aqueles que voce assiste quando é criança..e voltava sempre quando nao entendia a parte, pausava, procurava no dicionario..etc. As vezes se torna chato mas com força de vontade você consegue, haha. Aí fui até pegar o jeito e hoje consigo ver filmes sem legenda na boa :) O segredo é treino!
      Beeeijos! Que isso, se eu puder ajudar estarei sempre a disposição!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: